Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

21.10.10

Nostalgia da infância

Nostalgia - tristeza profunda causada por saudade.

Eta palavra bonita. Sentir então, é gostosinho, uma mistura de tristeza com saudade e alegria, claro, mas é tão bom relembrar fatos, pessoas, cheiros, sabores de outros tempos.
Não vivo de nostalgia, vivo do presente e de planos para o futuro, mesmo sabendo que não me levam muito longe, mas relembrar o passado, muitas vezes me acalma.
Hoje resolvi falar dos bons tempos, das boas pessoas que passaram por minha vida e com elas aprendi. Sinto falta da infância, de momentos simples que reuniam a família e  mesmo com dificuldades, sabia sorrir. Meus pais sempre fizeram programas simples e deliciosos comigo. Quer coisa mais nostálgica que piquenique.
Era ÓTEMO... toalha estendida no chão, lugar calmo, corridas com o pai, deitar no colo da mãe, primos, tios, avós, quantas histórias ouvidas de dias que não vivi, de fatos que ficaram na lembrança deles e quiseram compartilhar comigo. Fico pensando em repetir tudo isso com meus filhos, tenho maravilhosas lembranças de piquenique e principalmente das lições que aprendi neles.
Não pude deixar de lembrar de um texto encantador que traz lições semelhantes com as vividas na infância, espero que gostem e possam apreciar cada frase, cada palavra, cada momento da vida, porque ela voa  alto e rápido. Não deixe para ser feliz depois, quanto tiver aquilo, quando conseguir um desejo, quando emagrecer, quando casar, quando ganhar na mega...seja agora e sempre!



Precoce Nostalgia

Quando eu for bem velhinha, espero receber a graça de, num dia de domingo, me sentar na poltrona da biblioteca e, bebendo um cálice de Porto, dizer a minha neta:
- Querida, venha cá. Feche a porta com cuidado e sente-se aqui ao meu lado. Tenho umas coisas pra te contar.
E assim, dizer apontando o indicador para o alto:
- O nome disso não é conselho, isso se chama corroboração!
Eu vivi, ensinei, aprendi, caí, levantei e cheguei a algumas conclusões. E agora, do alto dos meus 82 anos, com os ossos frágeis a pele mole e os cabelos brancos, minha alma é o que me resta saudável e forte.
Por isso, vou colocar mais ou menos assim: É preciso coragem para ser feliz. Seja valente. Siga sempre seu coração. Para onde ele for, seu sangue, suas veias e seus olhos também irão.
E satisfaça seus desejos. Esse é seu direito e obrigação. Entenda que o tempo é um paciente professor que irá te fazer crescer,mas escolha entre ser uma grande menina ou uma menina grande, vai depender só de você. Tenha poucos e bons amigos. Tenha filhos. Tenha um jardim. Aproveite sua casa, mas vá a Fernando de Noronha, a Barcelona e a Austrália.
Cuide bem dos seus dentes.
Experimente, mude, corte os cabelos. Ame. Ame pra valer, mesmo que ele seja o carteiro.
Não corra o risco de envelhecer dizendo "ah, se eu tivesse feito..."
Tenha uma vida rica de vida.
Vai que o carteiro ganha na loteria - tudo é possível, e o futuro é imprevisível.
Viva romances de cinema, contos de fada e casos de novela.
Faça sexo, mas não sinta vergonha de preferir fazer amor.
E tome conta sempre da sua reputação, ela é um bem inestimável. Porque sim, as pessoas comentam, reparam, e se você der chance elas inventam também detalhes desnecessários.
Se for se casar, faça por amor. Não faça por segurança, carinho ou status.
A sabedoria convencional recomenda que você se case com alguém parecido com você, mas isso pode ser um saco!
Prefira a recomendação da natureza, que com a justificativa de aperfeiçoar os genes na reprodução, sugere que você procure alguém diferente de você. Mas para ter sucesso nessa questão, acredite no olfato e desconfie da visão. É o seu nariz quem diz a verdade quando o assunto é paixão.
Faça do fogão, do pente, da caneta, do papel e do armário, seus instrumentos de criação. Leia.
Pinte, desenhe, escreva. E por favor, dance, dance, dance até o fim,se não por você, o faça por mim.
Compreenda seus pais. Eles te amam para além da sua imaginação, sempre fizeram o melhor que puderam, e sempre farão. Cultive os amigos. Eles são a natureza ao nosso favor e uma das formas mais raras de amor.
Não cultive as mágoas - porque se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que um único pontinho preto num oceano branco deixa tudo cinza.
Era só isso minha querida. Agora é a sua vez. Por favor, encha mais uma vez minha taça e me conte: como vai você?
Por Maria Sanz Martins




3 comentários:

Grazi disse...

Ju, acoradr e ler esse texto....é o q preciso....obrigada por postar palavras gostosas assim, q nos faz refletir, sempre, bjs

Anônimo disse...

Que mais dizer? Emocionei-me e lembrei-me também da minha infância, que foi riquíssima, vivida em Porto Ferreira, cidade do interior, onde pulava muita corda, andava descalça, pisava na grama, tomava banho de esguicho, brincava com argila, casinha, enfim, onde os meus piqueniques também ocorreram. Quanta saudade... Obrigada, Ju, por me proporcionar momentos intensos e gostosos!
Um beijo carinhoso!
Raquel

Dani Domingues disse...

Ju, fiquei emocionada. Lembrar da infância só tras energia boa....Nostalgia na medida nos faz ter força pra enfrentar o caos da vida real né? Parabéns e obrigada pelo lindo texto. Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...