Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

10.4.12

Diário da Miss Mamãe XIX - Como nascem as mães?

Hoje não sei se qualquer mulher pode ser mãe.
Primeiro tem aquelas, que nem deveriam ser citadas nesse desabafo, que abandonam seus filhos, como vemos nos noticiários e pior, não uma única vez. Deixam em latas de lixo, entregam a quem desejar, largam em qualquer canto sem se preocupar se serão ou não resgatados pelos anjos de plantão. Nem sei como é possível isso passar pela cabeça de uma pessoa, como ser capaz de não se importar, de não se comover com a beleza do que se vê, uma criança é uma graça, como não desejá-la sempre por perto?
Depois fico pensando nas mulheres egoístas, autoritárias demais, mulheres dotadas de muito amor próprio e pouco amor ao próximo. Nasce uma mãe dentro do coração das mulheres que sabem amar e respeitar... pessoas dotadas de características de personalidade como as citadas, não são capazes de se desprender de seus caprichos e desejos e se doar aos desejos de outro ser....
Nasce uma mãe no primeiro desejo que brota do coração apaixonado. Só um grande amor é capaz de produzir,  sustentar e amparar as necessidades de uma nova vida. Uma mulher armada e respeitada se sente forte o suficiente para doar-se integralmente a outro ser.
Após o desejo, o querer, vem a espera. Nasce uma mãe a cada dia, durante meses e meses de espera. Grama por grama, barriga maior a cada dia, chutes e mexidinhas diárias alimentam essa mãe que nasceu e está se formando. A cada banho, a cada oração, a cada pedido por bênçãos, essa mãe cresce, fica mais confiante e alimenta seu desejo em ver seu fruto.
Durante o nascimento do bebê, eis que surge verdadeiramente uma mãe. Não tem preço observar aquele ser, que acabou de sair da sua barriga. Você olha de cima  embaixo, vê cada coisinha em seu lugar e tem a verdadeira certeza de que um milagre se fez bem ali, dentro de vc e agora está vivo, “nascido”, para o mundo....e aí surge uma mãe, ainda muito inacabada...
Ao receber em seu colo, sentir seu cheio, verificar como aperta seu dedo, como suga seu leite, como quer estar em seus braços,  a mãe que acabou de nascer, vai se fazendo, a cada novo choro, a cada nova careta, ao interpretar cada resmungada,  a nova mamãe se alimenta de mais amor. Ao receber o apoio ao se sentir forte, ao se ver acompanhada e percebe que está sendo respeitada, essa mãe se torna uma leoa, se acha a melhor mulher do mundo, a mais capaz, e seu amor transborda por cada parte do corpo. Essa nova mãe já tem a certeza de que sua vida tem um novo propósito, de que nada será mais tão simples, tão fácil... tudo mais intenso, muitas vezes doloroso, lágrimas alimentam sua vida,  preces, de agradecimento e de muitos pedidos... sua vida e os problemas de antes já não fazem sentido, junto com a nova mãe nascem novos planos, novos caminhos e novas incertezas...
Porém uma certeza não a  abandona, aquele milagre que se fez vivo em seus braços é reafirmado a cada novo olhar, a cada novo sorriso, portanto, se um milagre assim se fez em sua vida, que mais temer?


Uma mãe nasce assim, pouco a pouco, dia após dia, desejo após desejo, a Miss Mamãe nasceu assim e agora caminha lentamente rumo a dias sempre melhores, mais significativos e cada vez mais cheio de amor para ser vivido, dividido, multiplicado....

3 comentários:

Anônimo disse...

Chorei.
Jú é isso mesmo :)
Beijos, Bia

Anônimo disse...

Ju,
Só uma palavra: AMEI!
Simplesmente lindo!
Bjos
Raquel

Josane disse...

Lindo, lindo, lindo!
Quando nasce uma criança, minutos depois, ela está no colo de seus pais recém-nascidos e emocionados, que nada fazem para esconder sua felicidade.Uma vez ouvi que “O aspecto mais maravilhoso de se ter um filho é o sentimento de alívio por você não ser mais a coisa mais importante de sua vida”. E num é?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...