Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

27.8.12

Diário da Miss Mamãe XXIX - Os dentinhos :)

Primeiro um pouco de ciência....
 
 
O NASCIMENTO DOS "DENTES-DE-LEITE"

Uma das principais dúvidas que enfrentam os pais no crescimento dos seus pequenos filhos tem a ver com a cronologia da erupção dos dentes. Devido a isto, falaremos um pouco do assunto, a fim de melhorar os seus conhecimentos.
...
O crescimento e o desenvolvimento variam de indivíduo para indivíduo, dependente de sua genética e outros fatores. No entanto, a idade em que irrompem os dentes, tanto os dentes de leite (decíduos ou provisórios) quanto os permanentes, variam muito.
As meninas sempre têm maturação mais cedo que os meninos, de tal forma que se pode esperar que as idades aqui referidas (que correspondem à média) sejam menores para as meninas e maiores para os meninos.
Havendo diferença de mais de 6 meses, é recomendável consultar um especialista.
Nas imagens a seguir, mais importante que a idade, referente ao nascimento do dente, é a cronologia de erupção dental, isto é, a seqüência com que eles irrompem na boca da criança.
 Ainda que esta sequência também possa apresentar variações individuais, elas podem ser prenúncio de alguma anormalidade. Principalmente naqueles casos em que um dos dentes erupciona e o corresponde no outro lado à arcada (seu homólogo) não erupciona. Exemplo: O Incisivo Central Superior direito erupciona e o esquerdo tarda mais de 3 meses para mostrar sua presença. Quando isto acontece, levanta-se a suspeita de que há algum impedimento ou obstrução no caminho da erupção. Isto pode ser um dente extra numerário, um cisto, posição atópica genética ou traumática.
Tão logo se caracterize a irregularidade na sequência de erupção, o dentista deve avaliar esta situação.
 
 
Agora, um pouco de experiência pessoal...
 
Carolina já está com dois dentinhos! O primeiro apareceu com 4 meses e meio e uma semana depois, eis que surge o segundo meninão. Ela já vinha babando muito desde os três meses e dedos e mãos na boca o tempo inteiro, contudo nenhuma febre, mal estar ou seja lá quais sintomais mais podem aparecer.
Certo dia, brincando com ela, vi um pontinho branco no maxilar inferior e, ao passar o dedo...ai que delícia, uma sensação tão gostosa!!!! Agora, nada de passar mais o dedo...ela morde e com força mesmo. A babação melhorou um pouco, mas vira e mexe vai com os dedinhos na boca... parece que eles são mais gostosos que os mordedores...até eu acho que eles são uma gostosura :)
Usamos uma escovinha de silicone para fazer a higiene desde pequenina, ela adora e segundo nossa dentista, é importante acostumá-la desde cedo. Por eqto é só isso que fazemos!
Muitas vezes deixo o mordedor na geladeira e ela adora brincar com ele geladinho, mas logo solta e volta aos dedinhos...
É também uma delícia ouvir a colher estralar ao banter nos dentinhos quando come a frutinha e, agora ela aprendeu a coçar os lábios com eles, então a carinha que ela faz é, simplesmnete linda...
Bem, aí vão os meninões da nossa menininha!
 
 
 

3 comentários:

Roberta Lito disse...

Adorei a foto do torresminho...muito fofa!

Maria Helena Mueller - Lelê disse...

Está cada dia mais Linda essa Miss!!!
Também adorava quando escutava o som do talher bater nos dentinhos do meu filhote (meu Rodrigo), hoje um homem de 33 de anos...hehe... Mesmo assim, lembro de muitas fases gostosas que passaram num piscar de olhos!
Bjs e Excelente semana para as duas MISSES da tia Lelê.

Anônimo disse...

Ops... esqueci de assinar!!
Ela está uma boneca!!

bjo

Vani

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...