Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

1.10.12

Os pequenos fracassos

 
 
 
 
 
 
Sabemos, claro, que nem tudo são flores nessa nossa vida.
Muitas vezes temos caminhos difíceis, situações amargas e nossas escolhas nem sempre mostram um caminho muito agradável, contudo é preciso seguir em frente.
Me distancio de pessoas que tendem a viver amarguradas. Esse gostinho de falta de açúcar parece que contagia nossa alma, mesmo estando felizes e satisfeitos, parece que poucos instantes ao lado de pessoas negativas, são suficientes para tirar aquele brilho nos olhos, que todos devemos ter.
Lidar com fracassos é uma habilidade que devemos desenvolver ao longo da vida para fazer o amargo se transformar em adocicado. Pois eles, os fracassos, acontecem, muitas vezes ainda, talvez muitas mais que gostaríamos e, juntando um amarguinho aqui e outro ali, logo nossa vida se tornará intragável!
É muito simples encontrar pessoas que não lidam com fracassos e, por não lidar com eles, eles a perseguem.
Uma dica para localizar essas pessoinhas amargas é notar se possuem humildade...creio que não.
Fracassados jamais assumem seu erro. Respiram até aliviados quando localizam alguém que possa assumir sua culpa. É gratificante para o fracassado, fracassar outras pessoas, creio que assim não se sinta tão só...porque quem fracassa e não assume, vive num mundo muito escuro e solitário... tentando se esconder das verdades, suas próprias verdades....
Um pequeno fracasso, se não assumido, não se torna aprendizado e, para sempre, levará consigo aquela ideia de que não sabe fazer, não consegue e ninguém pode saber disso. Nossa, é um peso muito grande, não? Quer sempre estar certa, sempre ter razão... isso é algo impossível e, claro, fracassará!
Com um fracasso aqui, outro ali, muitas pessoas tiram lições e passam a agir diferente, passam a pensar mais, a refletir sobre suas ações e mudam de postura, caso isso ocorra, já é um fracasso a menos. Diferente de quem prefere insistir no falso caminho da verdade, continuar se enganando e não perceber que já não engana mais os outros. As pessoas são espertas, alguém que pode ser meu exemplo um dia, caso seja pego numa mentira, num fracasso não assumido, perde totalmente a credibilidade. Talvez não seja capaz de apontar-lhe o fracasso, crueldade demais, porém já não terei o mesmo olhar interessado em seus dizeres e aprendizados, será que tudo é verdade mesmo? O colecionador de pequenos fracassos não percebe essa sutil diferença na forma em que as pessoas o olham, já que está tão convencido de suas falsas vitórias, isso lhe basta!
Pequenos fracassos podem acabar com sonhos, podem acabar com amizades, podem gerar conflitos e pior, um piscar de olho aqui para um deles, outro ali e quando menos perceber, já se está cego ao mundo real, enxerga-se apenas o seu mundo... aquele que lhe interessa e que se quer ver, isso é um problema...
Procuro pensar nesses fatos quando fracasso. É minha escolhar assumir ou recuar, mostrar força ou fraqueza... nesse caso, a força é assumir e resolver, mas nem todos percebem dessa forma e respeito, mas, não aceito, isso me causa indignação.
Já tive medo dos meus fracassos e deles me tornei escrava, vivi num círculo vicioso de perseguição a mim mesma, mas, isso, Graças a Deus faz tempo...hoje tenho uma vida mais leve e feliz, assumo o que faço e como disse, tenho tanta alegria e humildade que posso, em alguns casos, assumir até  o que não fiz... contudo, meu olhar continua atento, infelizmente faço julgamentos e, minha postura muda...assim, heróis e heroínas morrem aos poucos, isso é um pecado! Mas, é assim que se torna adulta!
 
De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.
Confúcio
 
 

Um comentário:

Josane disse...

Perfeito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...