Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

18.4.13

Atenção se educa!

Fiz um curso de neurociência dois anos atrás que trouxe muita contribuição para minha profissão e para minha pessoa.
Vi contribuições da música, das artes e de situações simples, entre pais e filhos e como tais podem mudar completamente a vida das futuras gerações!
Compreendi muito mais a função da memória e como é importante auxiliar as crianças a desenvolvê-la, assim como a atenção.
O curso foi tão significativo que mudei várias coisinhas em meu dia a dia e uso muito do que li e ouvi com a Carolina e com meus alunos. A parte de registro, de anotar para reler e assim aprender, é um exemplo vivo aqui no Miss...vivo escrevendo minhas falhas, meus medos, minhas vitórias e sempre volto para reler... com isso organizo muito mais minha ideias e faço um melhor digestão daquilo que não caiu bem!
Segue uma reflexão, da Elvira, protagonista do curso que mencionei, uma estudiosa em aspectos da neurociência e contribui muito com o crescimento dessa Miss aqui!




"Atenção não é traço de personalidade. Atenção se educa. Sabidamente práticas culturais e atividades artísticas proporcionam situações excelentes para educar a atenção. Redes neuronais se formam e se fortalecem ao longo de um período de tempo. Kandel fala no documentário Em busca da memória uma frase importantíssima ao explicar o funcionamento da memória: o cérebro não é fixo (rígido), ele é plástico! Em qualquer idade, desenvolver comportamentos de atenção é resultado de uma prática contínua. Assim como desestressar o nosso cérebro não se faz da noite para o dia e relaxar é resultado de um processo. Vivemos em um período histórico em que ficar parado é sinal de que algo está errado. Porém, precisamos de pausas. Benditas pausas que nem sempre são vistas com bons olhos. Uma das coisas que tocar piano me ensinou é que sem pausa não há música, melodias são feitas de sons e de silêncios. Tive uma professora de piano nos Estados Unidos que me dizia, lembro bem, quando estudava peças de Villa Lobos com ela: "ouça a pausa!" "você está ouvindo a pausa?"

Fico pensando se não é um pouco contraditório o que estamos fazendo com a infância: primeiro colocamos atividades o tempo todo, depois se a criança se agita dizemos que é hiperativa. Os diagnósticos são geralmente feitos a partir dos relatos de pais e professores. Não que não existam casos reais de hiperatividade e de déficit de atenção. Porém, quantos diagnósticos são equívocos nos casos das crianças que não desenvolveram comportamentos de atenção porque, em muitos casos, nem foram ensinadas e nem tiveram oportunidade para tanto. É bom refletir com calma sobre esta questão.

Se você se interessou pelo assunto, leia mais na página da Elvira Souza Lima
Super recomendo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...