Ser Miss é ser assim...

" Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das ideias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostrem o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração.
Não me façam ser quem eu não sou.
Não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente.
Não sei amar pela metade.
Não sei viver de mentira.
Não sei voar de pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma para sempre."

Clarice Lispector

22.4.13

Hierarquia de valores!

 
 
Conversando a gente se entende! Já ouviu isso?
Melhor que ouvir, é praticar.
Gosto de ter amizade com pessoas que amam conversar e que percebem a importância desse exercício em nosso relacionamento.  Amizade é um negócio precioso e complexo. Por isso que tem amigos e amigos... Tem aqueles que valem a pena uma conversa, uma explicação  porque são realmente importantes e, tem outros que não valem. Muitas vezes não te ouvem, te julgam e não sabem se colocar no nosso lugar, sofrimento à toa!
Mas, não vou chorar as pitangas por esses amigos... todos são importantes, vou comentar algo bem legal que vivenciei esses dias.
Uma conversar muito verdadeira e humana com uma amiga dessas, poucas, que valem a pena...
Muitas vezes coisas ocorrem em nossas vidas e tiramos algumas conclusões. Na maioria delas, tais conclusões são tiradas sem saber ao certo o que ocorreu ou como as pessoas interpretaram, nos apegamos a nossa forma de ver e esquecemos o resto. 
Durante uns dias fiquei indignada com uma situação simples, nada demais, mas fiquei com aquilo na cabeça. Por ser muito amiga da pessoa, não quis tocar no assunto, primeiro para não gerar discussão, já que o assunto nem era tão importante, segundo, para não passar a ideia de “reclamona” que sei que tenho, sou um pouco metódica com as coisas.
Mas, depois de muito pensar, vc sabe, a nossa essência não muda... Resolvi perguntar porque aquela decisão que me incomodou foi tomada...
Durante a explicação, compreendi um outro ponto de vista que não havia pensado. E melhor, pude explicar o meu ponto de vista também...coisa rara! Não disse que essa história  era de amiga que vale a pena mesmo!!!
No final da conversa cheguei a uma conclusão... as pessoas possuem hierarquias diferentes de valores, creio que são listadas dentro do que vivem e experimentam na vida... na situação que me perturbou, usei a justiça como valor principal em meu questionamento...segundo esse valor, para mim muito forte, não abriria mão de um combinado ou do benefício de alguém, em função de um grupo, ou da maioria, vejo isso como justo!
Já, ao ouvir outro ponto de vista, notei e compreendi que a decisão, na mesma situação, foi tomada com base na bondade, valor muito importante tb, mas não superior à justiça, para mim, mas, para minha amiga. Pensando no bem estar e na segurança de alguém, a decisão foi tomada, evitando algum problema maior, coisa difícil hoje em dia, poucas pessoas são bondosas... talvez por isso minha admiração por tal amiga! Sei que ela vai ler e que vai gostar...amo vc!!!!
O mais interessante é poder participar de uma amizade assim, onde se pode falar sem medo do julgamento do outro, onde se pode explicar sabendo que será ouvida e respeitada. Pensando no problema em questão, não posso dizer que concordo....(cabeça dura) porque vejo a justiça muito forte, mas entendendo que foi tudo feito com base na bondade, minha indignação não é mais a mesma, pelo contrário, muitas vezes penso que preciso pensar em ser mais boa que justa!
Valeu a lição de hoje!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...